BEM - VINDO AO BLOG "MANZOLI RICO - ADVISER"

CONHECIMENTOS E RELAÇÕES PESSOAIS COMPARTILHADAS SÃO VALORES DE UMA SOCIEDADE JUSTA.



terça-feira, 27 de julho de 2010

O PLANO DE NEGÓCIOS CIENTIFICAMENTE COMPLETO

Assim como temos 190 milhões de técnicos de futebol, nos negócios as coisas não são muito diferentes. Muita gente acha que é Administrador. Imaginem-se receitando medicamentos, calculando edifícios e pontes ou querendo atuar em relação às Leis. Em negócios a situação é idêntica. O tino comercial herdado de família e os conselhos dos palpiteiros de plantão imperam, principalmente nas pequenas e médias empresas e sobre as ferramentas científicas, já ouvi de viva voz, de alguns empresários, são consideradas poesia.
É claro que estou vendendo o meu peixe, mas as estatísticas demonstram que cerca 90% dos negócios fecham no primeiro ano, por carências de gestão, onde está incluída, de forma contundente, a falta de planejamento, entre outras.
É o que chamo de “a corrida dos espermatozóides”. Só um chegará lá. Não podemos colocar nosso capital e iniciar um empreendimento como um espermatozóide maluco. O valor que se aplica em um empreendimento, independente do porte, chama-se capital de risco. Estou certo que todos sabem muito bem sobre isto.
Temos que agir, a exemplo de uma viagem, ou seja, traçar a rota, definir o que faremos durante a viagem como, abastecimento, hotel, lanche, bagagens, etc. Volto a enfatizar na palavra básica: planejamento responsável e detalhado.

Nenhum comentário: