BEM - VINDO AO BLOG "MANZOLI RICO - ADVISER"

CONHECIMENTOS E RELAÇÕES PESSOAIS COMPARTILHADAS SÃO VALORES DE UMA SOCIEDADE JUSTA.



quarta-feira, 19 de junho de 2013

LOGÍSTICA & TRANSPORTE - FERRAMENTAS PARA A COMPETITIVIDADE

Comentário gravado para o Programa Economia & Desenvolvimento de 07 de junho de 2.013 para a TV Urbana Canal 11 da NET e Canal 55 UHF + POATV Canal 6 da NET.
A INCUMBÊNCIA DE COMENTAR SOBRE LOGÍSTICA ME LEVA ENFOCAR O TEMA SOB UMA VISÃO COMO ADMINISTRADOR DE EMPRESAS, EM PRIMEIRO LUGAR. TECNICAMENTE DEFINIRIA COMO A ÁREA DA GESTÃO QUE É RESPONSÁVEL POR PROVER RECURSOS, EQUIPAMENTOS E INFORMAÇÕES PARA A EXECUÇÃO DE TODAS AS ATIVIDADES DA EMPRESA. AO MESMO TEMPO, A LOGÍSTICA ENVOLVE, NÃO APENAS A CIÊNCIA DA ADMINISTRAÇÃO, MAS A ECONOMIA, A CONTABILIDADE, A ESTATÍSTICA E O MARKETING. O ENVOLVIMENTO É MAIS AMPLO AINDA, VALENDO-SE DO CONHECIMENTO DA ENGENHARIA, USO DE VÁRIAS TECNOLOGIAS, AS QUESTÕES DO TRANSPORTE E UMA FORTE ANCORAGEM POR PARTE DOS RECURSOS HUMANOS QUE DÃO SUPORTE AS AÇÕES.
FUNDAMENTALMENTE A LOGÍSTICA SE REVESTE DE UMA VISÃO ORGANIZACIONAL HOLÍSTICA, OU SEJA, MARCADA PELA AMPLITUDE NO PROCESSO DE GESTÃO, POIS ENVOLVE OS RECURSOS MATERIAIS, FINANCEIROS, PESSOAIS. A LOGÍSTICA DÁ SUPORTE A TODO O MOVIMENTO DA EMPRESA, DESDE A COMPRA E A ENTRADA DE MATERIAIS, O PLANEJAMENTO DA PRODUÇÃO, O ARMAZENAMENTO, O TRANSPORTE, A DISTRIBUIÇÃO DOS PRODUTOS E TODO UM PROCESSO DE ACOMPANHAMENTO E GERENCIAMENTO DAS INFORMAÇÕES FORA DA EMPRESA.
NA REALIDADE, PODEMOS AFIRMAR QUE A LOGÍSTICA TRANSCENDE O ESPAÇO E A INDIVIDUALIDADE DE UMA EMPRESA, MAS ABRANGE TODA A CADEIA PRODUTIVA ONDE A EMPRESA ESTÁ INSERIDA. ENFIM, A PALAVRA HOLÍSTICA SE INCORPORA A PALAVRA LOGÍSTICA. SE SAIRMOS DO ÂMBITO EMPRESARIAL, A EXPRESSÃO, QUE JÁ ESTÁ MUITO POPULARIZADA LOGO APARECERÁ. QUANDO VAMOS ASSISTIR A UMA PARTIDA DE FUTEBOL COM UM GRUPO DE AMIGOS, CERTAMENTE FALAREMOS SOBRE A NOSSA LOGÍSTICA, OU SEJA, QUE HORA SAIREMOS, IREMOS DE CARRO OU DE ÔNIBUS, ONDE VAMOS ESTACIONAR, QUANTO PRECISAREMOS CAMINHAR, SE ESTÁ CHOVENDO QUAIS OS APETRECHOS LEVAREMOS, VAMOS COMPRAR OS INGRESSOS ANTES, QUAL PORTÃO NOS DARÁ ACESSO AO ESTÁDIO, E POR AÍ VAI. TODOS ESTES SÃO ALGUNS DOS NOSSOS PROCESSOS QUE ENVOLVEM A LOGÍSTICA PARA ASSISTIR A UMA PARTIDA DE FUTEBOL COM UM GRUPO DE AMIGOS. E ASSIM, A LOGÍSTICA ESTÁ PRESENTE EM TUDO E EM TODOS OS MOMENTOS DA NOSSA VIDA DIÁRIA. EM TODO O ABASTECIMENTO DO MERCADO E COM TODOS OS PRODUTOS QUE CONSUMIMOS DIARIAMENTE. DESDE O PÃOZINHO QUE ESTÁ EM NOSSAS MESAS, MEDICAMENTOS, ROUPAS, ENFIM, TUDO MESMO. TUDO ISTO ENVOLVE ADMINISTRADORES DE EMPRESAS E TECNÓLOGOS EM LOGÍSTICA, QUE SÃO OS PROFISSIONAIS ESPECIALISTAS EM ARMAZENAGEM, DISTRIBUIÇÃO E TRANSPORTE DENTRO DE TODO O PROCESSO, POIS PLANEJAM E COORDENAM TODA A MOVIMENTAÇÃO FÍSICA E DE INFORMAÇÕES SOBRE AS OPERAÇÕES MULTIMODAIS E INTERMODAIS DE TRANSPORTE, ONDE ESTÁ INCLUÍDO O GERENCIAMENTO DAS PESSOAS, PARA PROPORCIONAR UM FLUXO OTIMIZADO AO LONGO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS. ESTES PROFISSIONAIS PROJETAM E GERENCIAM AS REDES DE DISTRIBUIÇÃO E AS UNIDADES LOGÍSTICAS E ESTABELECEM OS PROCESSOS DE COMPRAS, IDENTIFICANDO FORNECEDORES, NEGOCIANDO E ESTABELECENDO OS PADRÕES DE RECEBIMENTO, MOVIMENTAÇÃO E EMBALAGEM DE MATERIAIS. TUDO ISTO, ENVOLVE A OCUPAÇÃO DESTES PROFISSIONAIS NOS INVENTÁRIOS, NO GERENCIAMENTO ESTRATÉGICO DOS ESTOQUES, NOS SISTEMAS DE ABASTECIMENTO, PROGRAMAÇÃO E MONITORAMENTO DE FLUXOS, CUSTOS DE FRETES E TRANSBORDOS, SISTEMA DE TRÁFEGO E TRANSBORDOS QUE ENVOLVAM OS MODAIS, TANTO O RODOVIÁRIO, O FERROVIÁRIO, O AEROVIÁRIO, O DUTOVIÁRIO, COMO O AQUAVIÁRIO.
DESTA FORMA, LOGISTICA & TRANSPORTE COMO FERRAMENTAS PARA A COMPETITIVIDADE ENVOLVEM TODO UM CONJUNTO DE PROCESSOS, BEM COMO TODA A INFRAESTRUTURA DE APOIO LOGÍSTICO PÚBLICO DE MOBILIDADE URBANA E INTERURBANA DE UMA CIDADE, REGIÃO OU NAÇÃO. TODA A CAPACIDADE COMPETITIVA GERADA POR PORTOS, AEROPORTOS, ESTRUTURAS DE PORTO SECO, POSIÇÕES ESTRATÉGICAS DE ARMAZENAGEM COM NÍVEL TECNOLÓGICO ADEQUADO ÀS OPERAÇÕES DE DISTRIBUIÇÃO COMPÕEM O CONJUNTO DE FATORES NECESSÁRIO PARA QUE OS PRODUTOS POSSAM CHEGAR AOS CONSUMIDORES.
A CAPACIDADE DE SERMOS COMPETITIVOS, TANTO EM NÍVEL NACIONAL, COMO INTERNACIONAL, DEPENDE DE LOGÍSTICA & TRANSPORTE EFICIENTES E EFICÁZES.

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Reconstrução da gestão pública

Comentário de Opinião que realizei em 03 de fevereiro no Programa Economia & Desenvolvimento na TV Urbana Canal 11 da NET e Canal 55 de TV Aberta.

Os fatos que são do conhecimento de todos os telespectadores e que estão relacionados com a tragédia de Santa Maria resultam em um grande trauma para as famílias das vítimas e para a comunidade local, pois é característica das cidades do interior, que as pessoas de uma forma geral se conheçam, direta ou indiretamente.
 
Afora isto, todas as consequências se espalharam por todo o RioGgrande, pelo Brasil e foram manchete em praticamente todos os noticiários do mundo inteiro.
Não quero tecer comentários sobre os aspectos jurídicos, tanto no âmbito policial e criminal, pois isto vai render e não produzir nada, como  já vem rendendo, ou seja, muita pauta para a mídia.
Quero comentar o episódio trágico sob a visão das consequências causadas pela falência da gestão pública e que diante deste funesto acontecimento salta aos olhos de todos os brasileiros.
Estamos diante de um grande queijo suíço, diante de furos por todos os lados.
Isto salta aos olhos da população, pois existem falhas nas legislações e a não clareza das competências, ou seja, qual o papel do corpo de bombeiros, das prefeituras. Ao mesmo tempo tudo se enrola e forma um emaranhado burocrático, que termina com o amparo do poder legislativo, onde juízes determinam medidas liminares para funcionamento, sem uma profunda análise técnica, que deve estar acima dos aspectos legais.
Ao mesmo tempo, a deficiência da fiscalização está estampada, a partir deste caso, pela falta das medidas preventivas em efetivar o fechamento de estabelecimentos que não apresentam as condições de segurança.
Por outro lado, o episódio comprova a falta de respeito e a atitude desleixada com as questões de segurança por parte de muitos empreendedores que estão muito mais ligados na rentabilidade do negócio, do que na aplicação de materiais adequados com a segurança do público.
Se for comentar sobre todos estes aspectos, que já são públicos, deixarei de comentar que todo este drama de grandes proporções representa o caos da gestão pública, que precisa ser reconstruída.
Agora estamos caçando bruxas e está havendo uma corrida para fiscalizar as casas noturnas por todo o rs e, inclusive, em muitos outros estados.
Porque a gestão pública não cuidou disto antes? Precisava acontecer o que aconteceu? Agora vão à caça e só aparecem problemas nos estabelecimentos e a desinformação confunde a população.
E os demais locais de aglomeração ou concentração de pessoas, como por exemplo, os condomínios residenciais, os prédios comerciais, os shoppings centers, as igrejas das mais variadas religiões, os restaurantes, os cinemas e teatros e tantos outros locais.
Não posso omitir a questão da avalanche promovida pela torcida gremista, da qual me incluo, embora não sendo participante. O incidente no jogo pela Copa Libertadores da América foi um aviso e uma graça de deus pelas pequenas proporções.
Fechar aquele setor é uma atitude necessária e imperiosa.
Definir que uma área popular, sob o pretexto de vender ingressos mais baratos, ora bolas. Área popular pode existir, sim e com as pessoas tendo cadeiras para sentar, ou ainda, se preferirem, ficar em pé ou pulando o jogo inteiro.
Interditar o espaço, para refletir e ter uma decisão sábia é o melhor que poderia ter sido feito, neste primeiro momento.
Portanto, esta matéria de segurança para a população precisa ser discutida muito rápido.
Este é um tema prioritário que deve ser visto sob um escopo maior e não apenas em boates e restaurantes.
É um tema que precisa ser legislado sob a ótica da aplicabilidade da lei e voltado para a segurança da população.
Prever um sistema de fiscalização  e a exigência clara de normas, com a participação das entidades como o Crea, corpo de bombeiros, prefeituras, etc... Reage Brasil e cuida dos seus filhos ...

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

MEU VIVEIRO VIRTUAL:

A paixão pelos pássaros é herança, por ser bisneto de imigrantes italianos que se estabeleceram em Florianópolis-SC, terra dos apaixonados pelos pássaros. Desde muito pequeno, meus avós maternos ajudaram para que isto se incorporasse também no meu DNA. Afora isto, a força do uso das tintas, que Deus colocou na ponta do Seu pincel quando criou os pássaros, bem como o poder de alimentá-los diariamente, tornou-se uma parábola bíblica sobre a Máxima Divina de que ... "nada vos faltará".
Clicando no link abaixo, o amigo (a) leitor poderá acessar diretamente o viveiro virtual, totalmente construído com a colaboração dos meus amigos (as) via Facebook, a quem agradeço. Nenhuma foto foi solicitada, mas enviada como iniciativa espontânea e individual, por pessoas do meu network que foram sensíveis a minha paixão pelos pássaros e, certamente, porque também os curtem.
http://www.facebook.com/media/set/set=a.4896751612592.184534.1111902426&type=3#!/carlos.a.rico.90/photos_stream